-
Arquitetos: TJAD Original Design Studio
- Área: 1513 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Yong Zhang, Original Design Studio
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada na margem sul do Rio Qiantang,em Hangzhou, China, a Estação Fengyuan é um paraíso tridimensional para crianças e faz parte do projeto de renovação do espaço público de 12 quilômetros no distrito realizado pelo Original Design Studio of TJAD. Para resolver os problemas das pistas de ciclismo e corrida planas e monótonas, falta de conexão entre o interior da cidade e a área ribeirinha e instalações de serviço limitadas, renovamos sincronicamente o espaço público ao redor da estação de serviços Fengyuan. Na densa floresta, selecionamos o local original de atividades para crianças e o projetamos em conjunto com a nova estação e paisagem.
Criamos ricas relações espaciais por meio de protótipos simples. Por um lado, nos referimos à forma do origami, criamos a configuração básica aninhando as "peças de papel" de 5 unidades em forma de "C". Por outro lado, os beirais dobrados são como pipas leves espalhando suas asas e pairando pelo Rio Qiantang. As 5 unidades em forma de "C" têm diferentes orientações - 3 unidades voltadas para o Rio Qiantang, funcionando como a Livraria Binjiang. As outras 2 unidades voltadas para o interior da cidade, combinando a diferença de elevação do local para formar um café interno e um parquinho infantil externo. A sombra dos beirais oferece um espaço de descanso para as mães.
Para cumprir o conceito de forma dobrável, o lado interno de cada unidade é feito de chapa de alumínio imitando madeira e o lado externo é feito de chapa de zinco de travamento vertical cinza escuro. O material se estende do piso ao chão. O piso é feito de concreto colorido para definir o limite do espaço e aprimorar a percepção das unidades básicas. Os beirais da estação mostram uma tendência ascendente. Deixamos lacunas no meio de cada bloco, permitindo que diferentes unidades sejam aninhadas. Ao mesmo tempo, a escada e o caminho são abrigados dentro delas, locais onde as pessoas costumam se encontrar.
Para obter uma aparência leve, usamos o método de design de "pilares densos + separação do sistema de resistência à gravidade e força lateral" para controlar o tamanho das colunas estruturais dentro de 200mm. No projeto dos pilares internos, considerando o requisito de leveza e transparência da fachada, usamos uma coluna de aço com um módulo de 1500mm e uma seção mínima (100mmx160mm) como componente vertical, também como esqueleto da fachada, refletindo totalmente o conceito de projeto integrado entre estrutura e pele externa.
A combinação entre os nós esféricos e os pilares cria uma articulação espacial. Foram instalados parafusos anti-tração entre os pilares e as conexões para evitar que a coluna de transporte se solte e eliminar o momento de flexão, de modo que apenas suporte a força axial. Para garantir a estabilidade lateral da estrutura, cabos cruzados são instalados entre os pilares criando também uma aparência concisa. Com base nas condições de atender à relação de esbeltez estrutural e à estabilidade do componente vertical, o diâmetro dos pilares pôde ser reduzido para 194mm.